sábado, 13 de novembro de 2010

Dom Quixote na Web!

El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha (O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote da Mancha), ou, como é melhor conhecida em portunhol, simplesmente Dom Quixote de La Mancha, é a obra literária que  funda o romance moderno, misturando diferentes gêneros literários (picaresca, novelas italianas, entre outros) e diferentes vozes narrativas para satirizar as novelas de cavalaria que, segundo seu autor, Miguel de Cervantes Saavedra, enchiam a cabeça do povo de bobagens.

O protagonista da história, o fidalgo Alonso Quijano, é fanático por esse tipo de histórias e, de tanto lê-las, acaba pirando e decide armar-se cavaleiro, com o nome de Dom Quixote,  e sair pelo mundo a defender os fracos e oprimidos contra os malvados de toda ordem, reais ou sobrenaturais, numa sociedade em que os cavaleiros e os valores da nobreza e a própria já entravam em decadência, dando lugar a ascensão da burguesia.

Dom Quixote arruma um pangaré para cavalgar, a quem dá o nome de Rocinante, e convence Sancho Pança, seu vizinho, a acompanhá-lo, prometendo-lhe riquezas mil e até um governo em algum reino. Como bom cavaleiro, também elege uma camponesa, Dulcinea del Toboso, como dama a quem cortejar e honrar. Pelos caminhos que trilha, com seu inseparável e roliço companheiro Sancho, o que não faltam são confusões e pancadarias, a maioria em razão do cavaleiro, em suas loucuras, comprar gato por lebre.

Entre o idealismo pirado de Dom Quixote e o pragmatismo de Sancho Pança, misturado a outras histórias que se intercalam ao enredo principal, as aventuras do fidalgo pela Espanha vêm divertindo e encantando o mundo há 4 séculos, sendo o livro mais lido depois da Bíblia. Publicado em dois volumes, distanciados um do outro, o primeiro volume (1605) tem passagens hilárias, de chorar de rir mesmo, e o segundo (1615) um pouco mais de realismo e até uma certa melancolia. Os românticos deram ao personagem a aura meio trágica que carrega até hoje e que reverberou em inúmeras análises com esse viés, mas, de fato, Cervantes fez uma obra de intenção fundamentalmente satírica. Como obra-prima, contudo, o romance transcendeu essa abordagem  original e revelou também  uma figura sublime e poética na pessoa do cavaleiro da triste figura. Todos os que se empenham em criar um mundo melhor tem um pouco de Quixote às voltas com um Sancho Pança e muitos moinhos de vento.

Agora, a Biblioteca Nacional da Espanha criou um site, chamado Quijote Interactivo, onde se pode ler o Quixote, no original, com direito à musiquinha de época (há várias), informações sobre livros de cavalaria, sobre como era a vida no século XVII, galeria de imagens ilustrativas do livro, suas várias edições e um mapa das aventuras do Quixote. Quando se entra no site, ao abrir o livro virtual, a edição que aparece é a original, mas basta clicar no T para ler a transcrição. Também é possível dar zoom para ampliar a tela e melhorar a leitura. O espanhol do Quixote ainda é próximo do português (as duas línguas são gêmeas e em seus primeiros momentos bem parecidas), o que permite a leitura para os mais esforçados. Em português, uma das últimas edições bilingue de O Engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha é da Editora 34, SP, de 2002, em tradução de Sergio Molina, com gravuras de Gustave Doré. Também é possível baixar uma versão do primeiro volume pelo 4shared. Não tenho referências dessa versão.

Seja como for, não deixe de ler as aventuras do O Engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha. Além de se divertir bastante, terá contato com uma das maiores obras literárias de todos os tempos. E não deixe de visitar também o site, mesmo que não vá ler o original, pois a página  tem muita informação interessante sobre o livro e a época em que foi escrito. E boa leitura.

3 comentários:

Que grata surpresa, Dom Quixote na web!!! Tive a alegria de ler o livro....deliciosa leitura!

.....Texto delicioso e hilário!!!

Abraço, Míriam.
Sônia Siqueira.

Bom vê-la por aqui. Volte sempre. E me escreva para dizer a quantas anda. Bjk

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites