segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Kajuru, apresentador de programa de TV, detona IBOPE e até Lula!

Jorge Reis da Costa, mais conhecido como Jorge Kajuru (Cajuru, 20 de janeiro de 1961), é um jornalista esportivo, radialista e apresentador de televisão brasileiro, segundo a Wikipedia. Faz o tipo polêmico nos programas de auditório populares da TV aberta. Inclusive é amigo do indigesto - para dizer o mínimo - Ratinho.

Nunca havia escutado sobre sua excelsa pessoa, mas, como para tudo sempre existe uma primeira vez, cliquei num link de um twiteiro e cheguei a uma das performances da figura, no programa do Raul Gil.

E eis que me surpreendo com o discurso do cara detonando os institutos de pesquisa e questionando inclusive Lula. Obviamente, o tal Kajuru está buscando seus 15 minutos de fama, mas, por vias tortas, disse aquilo que está na garganta de muita gente: a farsa das pesquisas, o endeusamento de um fulano que - na minha opinião - só poderia ser presidente de boteco de beira de estrada. Só por isso, já merece ter seu desempenho veiculado em toda a blogosfera de oposição. Vejam o Kajuru em ação! Made my day!



Adendo: Texto do Blog Coturno Noturno sobre as pesquisas

  Os donos do Ibope, da Vox Populi, da Sensus e do Datafolha estão, em artigos, entrevistas e palestras, dizendo que a eleição está decidida. O que era briga entre eles no início ficou pacificado pela farta distribuição de dinheiro promovida junto ao setor.
  Todos estão de contrato novo, seja direta, seja indiretamente. Seja o Grupo Folha com o seu contrato de R$ 64 milhões para fazer as provas do Enem, seja a Vox com as pesquisas diárias de tracking para o próprio PT, seja o Ibope e contratos do filho do Montenegro com a Prefeitura do Rio e o Governo do Rio de Janeiro.
  O TSE fez uma dura legislação para regular as pesquisas eleitorais. Uma legislação que, com a posse do Ricardo Levando Não Sei o Quê, está sendo totalmente descumprida. Há quanto tempo este Blog denuncia que o Ibope não deposita as cidades pesquisadas no TSE? E que a Sensus repete exatamente as mesmas cidades da pesquisa anterior, assim como a Vox Populi? O TSE proibiu os humoristas de brincar com as eleições, mas permite que o dono do Ibope venha dar entrevistas para afirmar que o Brasil já tem presidente. Quer lavar a sua biografia suja, apostando na égua que está na frente, já que declarou que Lula não elegeria um poste, há um ano atrás.
  Que credibilidade pode ter o dono do Ibope, que está manipulando as suas pesquisas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, para atender a RBS, repetidora da Globo, que está em campanha de apoio a Dilma na região?
  E está errando por mais de 10 pontos! Obviamente, no final, o Ibope vai ajustar a margem de erro que faz parte do seu "pacote" de vendas ao mercado. Os donos de instituto de pesquisa viraram cabos eleitorais. Deveriam ser proibidos de se manifestar além dos limites dos seus levantamentos, pois geram noticiário e prejudicam a democracia. As pesquisas não estão tendo a transparência necessária, sob os olhos coniventes do TSE, que está burlando a lei não se sabe com que interesses ao não exigir que as suas próprias determinações sejam cumpridas. Coturno Noturno

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites