domingo, 29 de agosto de 2010

29 de Agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado no dia 29 de agosto e tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco.

Para marcar este Dia nacional de Combate ao Fumo (29/08/10), o Inca (Instituto Nacional de Câncer) divulgará, na segunda-feira (30), o relatório final da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab) em pessoas de 15 anos e mais. De acordo com o estudo, o total de fumantes no país corresponde a 17,2% da população nessa faixa etária. O tabagismo causa 200 mil mortes anuais no Brasil.

No ano passado, o então governador José Serra (PSDB), atual candidato à Presidência,  assinou a lei antifumo, 13.541/09, que proíbia o fumo em locais fechados de uso coletivo, públicos ou privados, válida para o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos. Os fumódromos também deixaram de ser permitidos.

A lei causou certa polêmica quando implementada, mas hoje tem a aprovação de 99,7% da população paulista. A partir da iniciativa de São Paulo, várias outras cidades do Brasil implementaram leis semelhantes.
Hoje quase todos os Estados brasileiros (com exceção de Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Rio Grande do Sul) tomaram a mesma iniciativa. Atualmente tramita no Congresso o Projeto de Lei 315/08 para tornar o Brasil, como um todo, um país livre de tabaco.

O vídeo abaixo é da  campanha de 2009, mas a ideia apresentada continua sendo ótima.

2 comentários:

A lei do Serra é defensável. Mas combater o fumo desta forma é preconceito e repressão com uma considerável parcela da população.

O álcool mata mais que o cigarro e não um dia de combate.

A maconha nunca matou ninguém e as manifestações a favor são sempre censuradas.

Abraço!

O Dia Nacional de combate ao fumo não é do Serra. A lei antifumo é que é. E ela não reprime o fumante. Apenas o obriga a respeitar quem não quer fumar. Quem quiser fumar em casa, nas ruas, pode, né?
Só seria repressiva se proibisse o fumo. Não proíbe. Apenas restringe o consumo em lugares públicos em benefício da saúde pública.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites