sexta-feira, 19 de agosto de 2011

19 de agosto: Dia do Orgulho das Lésbicas no Brasil!

Cansadas dos abusos, incluindo violência policial, dos donos do bar que freqüentavam, o Ferro’s Bar, que as impediam de vender seu boletim dirigido às lésbicas, num bar sustentado por lésbicas, mulheres do Grupo Ação Lésbica Feminista fizeram uma demonstração de protesto em frente a esse estabelecimento, no dia 19 de agosto de 1983, com apoio de ativistas gays, feministas e parlamentares da época. Primeira demonstração do gênero no Brasil, foi chamada por publicações LGBT da época de nosso pequeno Stonewall Inn (28 de junho), resgatada por grupos lésbicos e gays e também celebrada e relembrada anualmente.

Como o dia internacional do orgulho gay, 28 de junho, ambas as datas têm muito em comum: ocorreram em dois grandes centros urbanos, Nova York e São Paulo, em tempos sombrios (no Brasil ainda vivíamos sob a ditadura militar), quando a homossexualidade era considerada doença, pecado ou sem-vergonhice e vítima de intensa repressão. Ambas as datas foram tiradas da plenária da Vida e não das plenárias dos interesses espúrios de partidos e movimentos oportunistas. Por isso, delas temos orgulho hoje e sempre!
Veja abaixo o vídeo que resume a história da data!

1 comentários:

Miriam, sei que o dia já passou - do qual eu também me orgulho! - mas vou linkar esse teu importante texto e trabalho em alguns grupos do face, ok?
Beijos e o sucesso de sempre,
Ricardo Aguiieiras

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites