sexta-feira, 9 de julho de 2010

Segurança ou burocracia? Eleitor terá que apresentar documento oficial com foto para votar

Uma mudança, na Lei Eleitoral 12.034/09, promete criar muita confusão este ano: é que, além do título de eleitor, a pessoa terá que  apresentar um documento oficial com foto para poder votar nas eleições deste pleito. Em outras palavras, o eleitor deverá levar a carteira de identidade, de trabalho ou a de motorista para participar da votação.

O objetivo, segundo a Justiça Eleitoral, é evitar fraudes, já que o documento com foto impede a possibilidade de que um eleitor vote pelo outro. Mas tem que ser documento com foto, portanto, certidão de nascimento ou de casamento não serão aceitos. Em caso de dúvida sobre a identidade do eleitor, mesmo com a apresentação do documento com foto, os mesários poderão fazer perguntas pessoais para comparar com a ficha cadastral do TRE, como nome dos pais e data de nascimento.

E o prazo, para o eleitor que perdeu o título tirar a segunda via, é  23 de setembro. Veja o vídeo abaixo do TSE sobre as novidades para essa eleição!

Pessoalmente, acho a tentativa de evitar fraudes na eleição super-válida, mas, para isso, penso que bastaria  a carteira de identidade, sabendo o eleitor a seção em que votar. Considerando a questão infra-estrutural, a exigência dos dois documentos deve aumentar as filas e criar problemas para quem, por exemplo, esquecer um dos documentos ou não levar porque sequer ficou sabendo da obrigatoriedade. E logo nessa eleição tão crucial para o país, uma novidade dessas.

E você, o que acha da nova? Veio para o bem ou para o mal?


Lembrete
Datas de votação:
Propaganda eleitoral gratuita do primeiro turno: de 17 de agosto a 30 de setembro
Primeiro turno: 3 de outubro
Segundo turno: 31 de outubro
O que levar:
Título de eleitor
Documento oficial com foto: Cédula de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

1 comentários:

Olá!

Eu, Euripedes Silvério, presidente da Associação da Parada de Goiás (APOGLBT-GO), solicito a gentileza de divulgar em seu blog o evento, conforme informações abaixo.

O flyer do evento (imagem) pode ser obtido no link:
http://2.bp.blogspot.com/_5DOWjpZLh6Q/TC3OZ6P7_NI/AAAAAAAAAAc/X0dIy_RxrBA/s1600/Panfleto+Parada+2010.jpg

Grato .

________________


XIV Parada LGBT de Goiânia
Dia: 05 de setembro 2010
A partir das 12:00 horas
Bosque Botafogo

Tema: “Nosso voto, nossa força. Por um Brasil sem homofobia”.

Atividades:
II Semana LGBT no SUS – de 30/08 a 03/09 – Postos de Saúde
Drag Cultura 2010 - 04/09 às 20:00 horas no Bosque Botafogo

Outras atividades como tarde cultural, oficinas, shows artísticos e seminários, com a participação de convidados de outros estados, ainda estão sendo discutidos e serão divulgados oportunamente.

Realização: Fórum de Transexuais de Goiás
Comissão Organizadora (ONGs): AFROLGBT, ALEGO (Associação de Lésbicas de Goiás), APOGLBT-GO (Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás), ASTRAL-GO (Associação de Travestis do Estado de Goiás), Grupo Colcha de Retalhos (UFG), Flor de Lis (Trindade), Igreja I.R.I.S (Igreja Renovada Inclusiva para a Salvação) e Nação Maria Retalho.

Informações podem ser obtidas com a Presidente do Fórum de Transexuais, Beth Fernandes, pelo fone (62) 8419-2523.

Outros canais de comunicação:
E-mail: paradagoias@hotmail.com
Blog: www.paradagoias.blogspot.com
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?hl=pt-BR&tab=w0 (ou pesquise “parada goias”)
Twitter: @paradagoias

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites