sábado, 3 de julho de 2010

Estreia 16 de julho: DZI CROQUETTES, libertários e transgressivos!

DZI CROQUETTES foi um grupo de dança, música, humor, que marcou a década de 70, num dos períodos mais sombrios da ditadura militar. Brincando com os papéis de masculino e feminino, gays ou andróginos (como queiram), os rapazes do DZI contestavam, com muito deboche, a repressão política, moral e sexual da época.

Assisti suas apresentações várias vezes em São Paulo. Eles fizeram sem dúvida parte do entorno cultural que levaria à formação dos primeiros grupos homossexuais no Brasil. Grupos homossexuais que, ao contrário dos de hoje, eram contestadores, bem-humorados, libertinos e libertários.

Curioso observar que naquele contexto super-repressivo (os DZI acabaram censurados como de praxe), as pessoas eram muito mais abertas de cabeça do que hoje quando vivemos numa sociedade aberta (que andam tentando fechar novamente). Não só pela político-partidarização do movimento, como por sua institucionalização, os militantes e grupos homossexuais atuais são conservadores em política e em moral, vivendo em função de vitimismos, poder e fama, tudo mesclado com uma bem bregada pudicícia.

A militância de hoje torceria o nariz para o DZI CROQUETTES. Não quer Paradas carnavalescas porque isso não é sério, porque não gosta de festas. Quer fazer marchas ao som do Caminhando, do Geraldo Vandré, em versão funérea, levando bandeiras de revoluções socialistas enquanto contam os cadáveres vítimas da homofobia. Ficam chocados com algumas palavras mais "sujas" (trepar ou comer provocam frisson nas vestais), mas nem se envergonham de viver do dinheiro público, sem a necessária contrapartida  de realizações públicas para a população LGBT, nem de participar de organizações ou endossar organizações que desconhecem a alternância de poder. E mesmo quando não são do tipo que vive do dinheiro público, não escondem o pendor autoritário e os sonhos liberticidas, apoiando projetos de  solapamento das estruturas democráticas, com destaque para a  censura à imprensa eufemisticamente chamada de "controle social dos meios de comunicação".

É como se o relógio tivesse se movido em sentido anti-horário, e hoje fosse ontem, antes dos DZI, de Ney Matogrosso, da Tropicália, da Bossa Nova, antes do grupo Somos (primeiro grupo homo do país), do Grupo Lésbico-Feminista´(primeiro grupo lésbico do país), do jornal Lampião (primeiro tablóide brasileiro do gênero)... Incrível!

Naturalmente que ainda existem preconceito e discriminação, que existem atos de violência contra homossexuais que precisam ser denunciados e não podem continuar impunes, mas também existe muito mais liberdade do que há 40 anos; o tema da homossexualidade e os direitos homossexuais são pauta constante da mídia,  muita coisa foi conquistada no cotidiano. Então como se explica que há 40 anos, quando a homossexualidade ainda era um tabu, altamente discriminada e reprimida, as pessoas LGBT fossem menos vitimistas e muito, infinitamente muito mais bem-humoradas e inteligentes?

Talvez vendo o premiado documentário sobre os DZI que estreia, no dia 16 de julho, a gente consiga descobrir a resposta ou pelo menos indícios para a mesma. No mínimo, a gente vai poder lembrar ou conhecer outra forma de fazer política que sabe que é perfeitamente possível unir contundência e competência com arte, alegria e bom-humor.

Abaixo a sinopse do documentário, transcrita do site do Reserva Cultural, que você pode consultar, para conferir os horários, preços de exibição do DZI CROQUETTES, a partir de 16 de julho. Enquanto isso, fique com o trailer do documentário e uma análise do Nelson Motta, sobre o grupo, no Jornal Nacional.
Atualização (07/07): Pré-estreia: dia 13 de julho, 21:00, no Reserva Cultural

DZI CROQUETTES
Brasil (2009) – 110 minutos.
Gênero: Documentário
Censura:
Direção: Tatiana Issa e Raphael Alvarez
Elenco: Liza Minnelli, Ron Lewis, Gilberto Gil, Nelson Motta, Marília Pêra, Ney Matogrosso

Sinopse
A trajetória do irreverente grupo carioca Dzi Croquettes, que marcou o cenário artístico brasileiro nos anos 70. O conjunto contestava a ditadura por meio do deboche e da ironia e defendia a quebra de tabus sociais e sexuais. O grupo é lembrado por depoimentos de artistas e amigos como Liza Minnelli, Ron Lewis, Gilberto Gil, Nelson Motta, Marília Pêra, Ney Matogrosso, Betty Faria, José Possi Neto, Miéle, Jorge Fernando, César Camargo Mariano, Cláudia Raia, Miguel Falabella, Pedro Cardoso e Norma Bengell.


- Prêmio Itamarati e do Público de melhor documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

- Prêmio do Júri e Público de Melhor Documentário no Festival do Rio



1 comentários:

Não conhecia os DZI. Vou ver o filme. Obrigado por postar.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites