terça-feira, 6 de abril de 2010

Ricky Martin assumiu que é gay em comunicado. Era o óbvio ululante, então por que falou?

Vou dar razão ao mote deste blog, que é ser contra o coro dos contentes, e questionar o comunicado de Ricky Martin ao público,  no final de março, anunciando que é gay. Nada contra o rapaz da vida louca falar de sua vida o que bem entender - e melhor todo mundo assumido do que enrustido - mas comunicar à imprensa que é homossexual não soa estranho?

Alguém já viu alguma celebridade vir a público dizer que é hétero? Dirão: "ah, mas a sociedade pressupõe que todo mundo é hétero até prova em contrário, por isso não há razão para alguém declarar que é hétero." Mas também não há para declarar que é gay ou lésbica. Se queremos que a homossexualidade seja vista como natural, melhor agir de forma natural, como agem os héteros. Mesmo para quem sempre fingiu namorad@s de fachada, melhor simplesmente aparecer com a namorada, sendo mulher, ou com o namorado, sendo homem, do que reunir a família, os amigos e a imprensa para confessar que é homossexual. Homossexualidade não é pecado para ser confessado nem doença (foi retirada da Classificação Internacional de Doenças em 1990) para se anunciar como um desabafo tipo "tenho AIDS, mas estou vivo e bem."

Principalmente quando esses comunicados vêm de celebridades, como Ricky Martin, sempre me dá a impressão de que a criatura está com dificuldade para aparecer por seus dotes artísticos e resolve apelar para as declarações polêmicas a fim de se manter em evidência. Especialmente no caso de Ricky Martin, há razões para suspeitar de que seja realmente essa a intenção do cantor.

Li numa lista de discussão, em 2005, uma mensagem que falava da declaração de Martin (para a revista Blender) de que gostava de chuva dourada (brincadeira erótica com urina). Nessa mensagem, também já se comentava sobre a homossexualidade do intérprete, embora não tenha sido ela a razão da polêmica que girou em torno da citada declaração e sim à referência a uma preferência sexual da qual não se costuma falar em público. Martin chegou a se arrepender da revelação em função das pesadas críticas que recebeu, mas garantiu seus 15 minutos de fama.

Em junho de 2009, novamente Martin apareceu com outra declaração, desta vez assumindo que também transava com homens. Também porque sempre posara de hétero ("teve" uma namorada mexicana, a apresentadora Rebeca de Alba, por uma década), mas nunca convenceu nesse papel para quem tem um pouco de gayômetro. E, agora, em março de 2010, ele vem a público para comunicar que é gay, como se fosse alguma novidade.

Ativistas LGBT acharam o máximo. Eu achei o mínimo, pelo que ponderei acima, simples questão de marketing pessoal. E não fui só eu que achou estranho. Nos blogs e sites sobre celebridades mundo afora, o que se especula é que Martin teria recebido US$20 milhões, para se confessar homossexual, como adiantamento pelo livro de memórias sobre sua vida que está para lançar. Beeem, por vinte milhões de dólares até eu seria tentada a confessar toda a minha muy rica vida erótica para o Brasil e o mundo. Tá certo que não daria tanto IBOPE quanto as inconfidências sexuais das celebridades, mas alegraria muita gente..kkkkkk

Aliás, pode se ver, aqui no blog do próprio Ricky Martin, o rapaz falando de seu comunicado e de seu livro de memórias. É por essas e mais outras que prefiro o estilo natural e direto, mas sem espalhafato. Já disse isso em artigo que fiz sobre a visibilidade lésbica, há tempos atrás, citando Fernando Pessoa:

Não: não digas nada!/ Supor o que dirá/ A tua boca velada/ É ouvi-lo já./ É ouvi-lo melhor/Do que o dirias./O que és não vem à flor/Das frases e dos dias./És melhor do que tu./Não digas nada: sê!/Graça do corpo nu/Que invisível se vê./ Fernando Pessoa, 5/6-2-1931

O poema foi musicado pelos Secos e Molhados, nos idos da década de setenta, e continua belo e atualíssimo. Confira abaixo.

5 comentários:

Só você pra citar Fernando Pessoa com tanta propriedade. Concordo quando você desconfia das intenções do rapaz, por outro lado acho importante que pessoas famosas venham publicamente dizer "eu me importo" como no caso da Anna Paquin que não tem nenhum motivo desse mundo para assumir sua bissexualidade em um momento em que está noiva e por que entre outras coisas True Blood vai muito bem. Martina Navratilova declarou certa vez que é bem mais fácil afirmar do que negar a lesbianidade.Se já era difícil na época dela imagine agora com a cultura à celebridade e a invasão de privacidade que assistimos todos os dias.Na minha adolescência eu gostava da Simone e da Ângela Rô Rô, como lésbicas elas nunca me decepcionaram, nunca disseram que adoravam transar com homem, nunca beijaram um homem só para confirmarem uma mentira e nem deram entrevista dizendo que foi uma fase meio "tapa-buraco" na falta de um bom macho. Sou contra àqueles que forçam um coming out e sou contra os que mentem para ganhar dinheiro ou por medo de perder o que têm.Concordo quando você diz que é esquisito fazer uma declaração, alguns héteros também estão cansados de se autodeclararem não-homossexuais. No final dos anos 80 Jodie Foster andava de mãos dadas com a Kelly McGillis, hoje isso seria improvavél, mas seria bem mais confortável para ela falar abertamente sobre o assunto do que ser acusada durante anos por um bando de homossexuais imbecis de ser enrustida.Para calar a boca dessas pessoas é melhor falar a verdade, concordo com a Martina: a vida fica leve, acaba com a especulação e com os chiliques.Só que precisa coragem, precisa ter caráter.Beijo.

Márcia, sou totalmente a favor que as pessoas mostrem que são homossexuais, mas acho esquisito quando alguém "comunica" ao mundo sua orientação sexual.
Acho bem difícil uma celebridade andar com sua parceira de mesmo sexo de mãos dadas e demonstrando afeto sem que a imprensa deixe de noticiar.
Acho que o pessoal que comunica é porque antes fingia que era hétero, então, depois teve que fazer sua "confissão" da verdade.
Continuo achando que não é por aí, mas fiquei feliz de saber que a Anna Paquin é bi. Gosto dela e adoro True Blood! Bjk.

Miriam amiga
tenho concordado contigo nos ultimos tempos em quase tudo que questionas, mas no caso do belo Rick Martin, é tao positivo mundialmente o efeito de sua saida retumbante do armário que mesmo havendo suspeita de ser lance de marketing, quem mais ganhou foi a libertação homossexual. Que seu exemplo estimule mais lgbt envergonhados a assumir o que todo mundo sabe que sao.
Abraços, Luiz Mott

Prezado Mott,

prazer vê-lo por aqui. Como disse na lista gls, concordando com você, sempre melhor assumido do que enrustido.

Nossa diferença é quanto ao modus operandi dessa visibilidade. Eu prefiro que as pessoas simplesmente sejam homossexuais abertamente do que saiam fazendo "confissões" de que são gays, lésbicas, etc.

As confissões não me soam naturais, sempre me dão a impressão de que a pessoa ainda não está bem resolvida com a homossexualidade ou que está apelando para obter atenção. No caso do Martin, acho que é bem isso. Jogada de marketing. Ficou com jeito de PT.

De qualquer forma, temos perspectivas diferentes que, no entanto, acabam dando no mesmo resultado: queremos tod@s fora do armário! Abraço, MM

pra mi cada tem sua opção de vida . ele é lindo mas é disperdicio mas vamos fazer ele escolheu eesa opção vamos respeita a desição dele vou gosta dele da mesma forma.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites