quarta-feira, 7 de abril de 2010

Protesto contra a visita do presidente da China, Hu Jintao, ao Brasil!

Os organizadores do  Movimento Tibete Livre – Brasil, representantes em nosso país da ONG inglesa Free Tibet Campaign, na pessoa de seu coordenador, Paulo Stekel, estão convidando todos os (verdadeiros) defensores dos direitos humanos para um protesto contra a visita do presidente chinês Hu Jintao ao Brasil, no dia 14 de abril, das 16h às 18h, em frente ao Consulado Geral da China na cidade do Rio de Janeiro (Rua Muniz Barreto, 715 – Botafogo - Rio de Janeiro - RJ, Brasil)

A coordenação geral pede que todos levem velas para serem acesas durante o protesto. Pede também que todos que puderem levem a Constituição da República Federativa do Brasil, para que seja lido em voz alta o Capítulo I, intitulado “Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos”, de modo  que o governo chinês saiba que em nosso país não temos uma ditadura, mas sim um país governado por homens livres e sob os olhos atentos de seu próprio povo! Os budistas que participarem do protesto podem ir paramentados com suas roupas cerimoniais (zen, tchuba, etc.), bandeiras do Brasil e do Tibete, banners e cartazes pedindo a libertação do Tibete e o respeito aos direitos humanos naquela país invadido. Pede ainda que os advogados que forem participar do protesto, para garantir os direitos individuais e coletivos e a livre expressão dos manifestantes, confirmem sua presença por email antecipadamente.

A principal frase de ordem do protesto será: “Hu Jintao, Tibet will be free after the fall of the Chinese dictatorship!”; “Hu Jintao, o Tibete será livre após a queda da Ditadura chinesa!” Além da frase de ordem, dita em português e inglês, os budistas que participarem do evento poderão entoar mantras tibetanos, como o mantra principal do Tibete Livre, “om mani peme hung”, o mantra de Avalokiteshvara (Chenrezig), patrono do Tibete.

Abaixo texto que embasa o protesto

Considerações sobre a visita de Hu Jin Tao ao Brasil
No mês de abril, o presidente da China, Hu Jintao, realizará uma série de viagens oficiais por quatro países da América: Estados Unidos, Brasil, Venezuela e Chile.

Nos dias 14 e 15, Hu Jintao desembarcará em Brasília e se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participando da reunião dos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).

A estadia de Hu Jintao nesses países, incluindo o Brasil, marca a reaproximação diplomática com os EUA, após semanas de desentendimentos institucionais (Taiwan, Dalai Lama e desvalorização do iuan) e também o aumento dos investimentos de uma das maiores economias do mundo na América Latina. Em 2008, a região recebeu US$ 50 bilhões de aplicação econômica da China.
Contudo, a China é hoje o país que mais executa seres humanos no mundo, o que, na grande maioria dos casos, ocorre sem que os acusados tenham o mínimo direito de defesa consignado nas cartas constituicionais de quaisquer repúblicas do mundo, incluindo os países membros da ONU, organização à qual a China pertence.

A China invadiu o Tibete na década de 1950 e, desde então, submete o povo tibetano a um regime ditatorial muito cruel, com a privação das liberdades individuais, coletivas, culturais, religiosas e linguísticas, algo inadmissível em pleno século XXI.

Igualmente inadmissível é o Governo Lula apoiar uma ditadura cruel como a chinesa por causa de interesses econômicos e políticos, quando a China hoje é a principal responsável pela diminuição das exportações de produtos brasileiros, produtos genuinamente verde-amarelos, por conta da desleal concorrência dos produtos chineses, feitos na base do trabalho escravo e a salários inferiores a CEM DÓLARES, algo que no Brasil, em outros tempos, seria motivo para Guerra Civil!

Propósitos do Protesto: Dar a conhecer a Hu Jintao e camarilha a indignação do povo brasileiro em relação à política adotada pelo governo chinês quanto à questão tibetana, ao status do Dalai Lama, ao sequestro do Panchen Lama e à condução dos direitos humanos no Tibete; dar a conhecer ao governo chinês que, ao contrário do atual (mas não eterno!) governo brasileiro, ideologicamente ligado à China, o povo brasileiro não aceita DITADURAS nem a privação dos DIREITOS HUMANOS, principalmente quando patrocinados pelo Estado! O tempo de Hitler, Mussolini, Salazar, Mao Tsé-Tung, Idi Amin e Saddam já se foi! O tempo da ditadura chinesa está prestes a acabar! O próprio povo chinês não aguentará ser massacrado por tantas décadas!

IMPORTANTE: O protesto será mantido mesmo com tempo chuvoso, dificuldades técnicas, intimidação policial ou decisão judicial, pois a Constituição da República Federativa do Brasil está do nosso lado!
Consulado Geral da República Popular da China - Rio de Janeiro - RJ
R. Muniz Barreto, 715 - Botafogo,  Rio de Janeiro - RJ, Brasil / CEP: 22251-090
Telefone: (0xx21) 2551-4578 / Fax: (0xx21) 2551-5736
Fraternalmente,

Paulo Stekel
(Jornalista, músico e Coordenador Geral do Movimento Tibete Livre - Brasil)
Dúvidas devem ser remetidas a pstekel@gmail.com ; por telefone a (51) 9217-5164; por MSN a paulostekel@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites