terça-feira, 16 de março de 2010

Pela libertação dos presos políticos cubanos!

A política externa do governo Lula é um dos maiores absurdos desse governo que não cansa de produzir shows de mediocridade, corrupção e autoritarismo diariamente.

Agora mesmo, em Israel, Lula iniciou sua visita se recusando a depositar flores no túmulo do fundador do país, o sionista Theodor Herzl, enquanto assumia que iria colocar flores no túmulo de Asser Araft da Palestina. Mesmo que mude de ideia, a gafe já foi cometida.

Em Honduras, foi aquela palhaçada de aceitar a presença de Manuel Zelaya, esbirro do ditador venezuelano Hugo Chávez, na embaixada brasileira, e de condenar a deposição constitucional de Zelaya sob a falsa acusação de que ele teria sido vítima de golpe. Nesse caso, Lula não viu problema algum de interferir nos assuntos internos de um país estrangeiro.

Já em Cuba, quando esteve no começo deste mês, Lula, que havia se recusado a receber a carta de dissidentes que lhe solicitaram ajuda para interceder pela libertação do preso político Orlando Zapata em greve de fome por melhores condições de encarceramento, afirmou que não podia se meter em assuntos internos de outros países. Zapata morreu exatamente quando da chegada de Lula que novamente se recusou a ter contato com os dissidentes do país e ainda culpou a vítima pela própria morte. Em declarações recentes para a imprensa internacional, Lula chegou ao cúmulo de comparar os presos políticos cubanos com presos comuns de São Paulo.

Claro que presos políticos diferem de presos comuns, e greves de fome são recursos extremos a que prisioneiros recorrem em situação desesperadora. Por isso, todos nós, brasileiras e brasileiros, que repudiamos a mentalidade de Lula e nos importamos com os direitos humanos, em qualquer lugar, devemos aderir à campanha pela libertação dos presos políticos em Cuba. Reproduzo o texto da campanha abaixo. Eu já assinei. E só clicar no link e seguir até a página de assinaturas, deixando seu apoio às vítimas da tirania cubana. Na coluna do blog, também manterei o logo da campanha, para que tod@s @s visitantes possam abaixo-assiná-la. Democracia sempre.

Pela libertação imediata e sem condições de todos os presos políticos das prisões cubanas; pelo respeito ao exercício, promoção e defesa dos direitos humanos em qualquer parte do mundo; pelo decoro e o valor de Orlando Zapata Tamayo, injustamente preso e brutalmente torturado nas prisões cubanas, morto após greve de fome por denunciar estes crimes e a falta de liberdade e democracia no seu país; pelo respeito à vida dos que correm o risco de morrer como ele para impedir que o governo de Fidel e Raul Castro continue eliminando fisicamente aos seus opositores pacíficos, levando-os a cumprir condenações injustas de até 28 anos por "delitos" de opinião; pelo respeito à integridade física e moral de cada pessoa, assinamos esta carta, e encorajamos a assiná-la também, a todos os que elegeram defender a sua liberdade e a liberdade dos outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites