domingo, 8 de março de 2009

Violência contra a mulher

O tema da marcha pelo dia internacional da mulher deste ano é o combate a violência contra as mulheres. Navegando no UOL, vi este vídeo que posto abaixo sobre até onde este grau de violência pode chegar. Trata-se de um caso de violência no Paquistão.

Ao ver o vídeo, pelo seu impacto, resovi me contradizer e falar de um tema militante, neste 8 de março. Ao vê-lo lembrei também de um documentário que assisti há tempos sobre a violência contra a mulher naquele país, da National Geographic, se não me engano intitulado Crimes de Honra. O documentário tinha por eixo a história de uma mulher que teve o nariz, os olhos e as orelhas arrancadas pelo marido porque este a vira cumprimentar e trocar umas palavras com outro homem numa via pública. Sentindo-se desonrado (sic), ao chegar em casa, o facínora quase a matou de pancada e a mutilou dessa forma terrível com uma faca (foto acima).

O documentário segue a saga dessa mulher, Zahida Perveen, que contou com a ajuda do irmão e de um médico residente nos EUA, até a reconstituição plástica de seu nariz e orelhas e da implantação de simulacros de globos oculares que permitissem que ela pudesse ao menos voltar a ter uma vida social (foto ao lado). Num caso raro para o Paquistão, Zahida Perveen também processou o criminoso.

Paralelamente, outros casos de mulheres queimadas e mutiladas de várias formas por seus maridos foram sendo apresentados num filme de horror indescritível sobretudo por não ser um filme.

Também é entrevistada, no meio dessas trevas, uma mulher que se tornou ativista pelos direitos das mulheres em seu país, Shahnaz Bokhari e organizou um grupo contra a violência denominado Associação das Mulheres Progressistas de Islamabad. É ela que aparece no vídeo que posto abaixo, em homenagem a todas as mulheres que lutam por simplesmente viver em segurança neste planeta.

Também são do site de sua organização as fotos da mulher que foi mutilada pelo marido e que postei aqui. Neste site também se encontram outras fotos e histórias igualmente impressionantes. Vale a visita.

3 comentários:

Meu deus, esse é realmente o rosto dela depois de mutilada? Que horror.. Nunca imaginei que um espancamento pudesse chegar a tanto...

Oi, Huntress,

de fato, o marido a espancou e depois a mutilou com uma faca, arrancando-lhe os olhos, o nariz e as orelhas. Horror total.

Bj,

Míriam

Que horror, parece comum que os seguidores do islamismo não tratam as mulheres com o carinho, respeito e apreço que elas merecem. Rezo por essas pobres mulheres que vivem à merce de tanta violência e radicalismo.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites