terça-feira, 24 de março de 2009

Maria Bethânia Reverso

Na Ilustrada de domingo (FSP), 22/03/09, o jornalista Marcus Preto fez um artigo sobre a postagem dos trabalhos de Maria Bethânia na Web, inclusive destacando que se pode encontrar coisas raras da diva na rede. Como exemplo, citou o blog de fãs da cantora, Maria Bethânia Reverso, onde se pode baixar realmente, em áudio ou vídeo, gravações e shows antológicos da artista.

Baixei o áudio do show Rosa dos Ventos, de 1971, acho que o espetáculo mais expressivo de Bethânia, pois era mais do que um show, era um congraçamento dos fãs, uma espécie de rito de toda uma geração sufocada por aqueles tempos sombrios.

Gal Costa também teve um show antológico como o Rosa dos Ventos, o Fatal, Gal a Todo Vapor, também de 1971, que incluía, entre outras músicas, Vapor Barato, do Jards Macalé e do Waly Salomão, para lá de representativo também não só da carreira da cantora como de toda uma época.

Ambos os espetáculos foram pontos altos dessas duas artistas e muito icônicos daquele momento da cultura e da vida brasileiras. À parte isso, a qualidade e a beleza das músicas desses shows são, como tudo que é bom, atemporais, e podem ser ouvidas pelas novas gerações numa boa.

Nesse sentido, quem é bon gourmet musical não deve deixar de acessar o blog Reverso para conhecer ou (re)conhecer a carreira da Betha.

Posto abaixo, Maria Bethânia cantando Lamento do Morro, de Orfeu do Carnaval, que encontrei, na página do orkut de uma colega, e que é linda.


1 comentários:

Linda música. Adoro Bethânia e estou adorando seu blog.
BJS

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites