quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Vestido de Michelle Obama quase ofusca discurso do marido


Na terça-feira, dia 20, ocorreu a tão aguardada cerimônia de posse de Barack Obama, o primeiro presidente negro americano. Considerando a história pregressa dos negros nos Estados Unidos, marcada por virulento racismo, Obama ter chegado à presidência da maior potência mundial é, sem dúvida, um feito histórico sem precedentes.

Há mais ou menos 60 anos, os negros americanos nem sequer podiam sentar lado a lado com brancos em ônibus, havia lugares só para brancos e só para negros, universidades eram vetadas aos negros. Negros ainda tinham problemas para votar, e casar com brancos era proibido por lei. Aliás, o racismo nos EUA, ao contrário do Brasil, era inclusive institucional.

Então, claro, diante de tal quadro, a posse de Obama não poderia deixar de ser emocionante ainda que só pela questão racial. Fora isso, Obama aparece com um discurso progressista, preocupado com direitos humanos e meio-ambiente, em flagrante contraste com seu antecessor George W. Bush, a pior persona política que o mundo viu nos últimos anos, belicista, vilão ambiental, contrário a tudo que a maioria de nós considera como o necessário para um mundo melhor.

Assim, foi inevitável verter algumas lágrimas na cerimônia de posse de Obama. Não pensei, contudo, que fosse inevitável também dar umas risadas. Ao contrário dos europeus, os americanos em geral (há exceções, claro) nunca primaram exatamente pela elegância de modos e trajes. A breguice sempre os assediou, e não falo só dos adeptos da country music, dos caipiras da terra do tio Sam. É uma espécie de característica nacional na qual volta e meia algum deles resvala, sobretudo aqueles deles do sexo feminino...rsss

Michelle Obama não se fez de rogada e manteve a tradição. Apareceu num modelito amarelo-limão, meio-bordado, acompanhado de luvas e sapatos esverdeados de arribombar o malho. As filhas também estavam vestidas com cores vibrantes, mas, em crianças, a gente entende. Mesmo a mulher do vice-presidente que apareceu com um casaco vermelhão e botas pretas de fazer o gáudio da galera de clubes fetichistas, não pôde superar em visibilidade (rsss) a primeira-dama.

Agora, mais engraçado que o vestido da Michelle, só mesmo os comentários que ele gerou. Preocupados em manter a pompa e a circunstância e movidos pela simpatia provocada pelo casal Obama, a imprensa nacional abriu o baú dos eufemismos e largou brasa em frases como “o vestido luminoso de Michelle”, “o vestido reflete a personalidade forte de Michelle”, “o amarelo do vestido reflete a esperança”, além de paradoxos como “a elegância acintosa de Michelle”.... hehehe. Houve inclusive quem se irritasse com as críticas sobre o estilo luminoso da primeira-dama e visse nelas um velado racismo.

Tudo isso me fez lembrar o velho conto do Andersen, A roupa nova do rei, onde dois vigaristas se fazendo passar por estilistas, conhecedores da vaidade ilimitada do soberano de plantão, convencem-no que o estão vestindo com um tecido tão diáfano e chique que é como se fosse invisível. O monarca, não querendo parecer fora de moda, se auto-ilude de que está usando algo muito fashion e vai inclusive desfilar em público... pelado. Todos os súditos, não querendo contrariar sua majestade, fazem vista grossa diante da nudez real e participam da pantomima até que um menino – com a sinceridade típica da infância – olha para sua majestade e exclama a célebre frase: “ O rei está nu.” Quebrado o encanto, todos passam a gritar o mesmo para desespero da realeza.

Pois, é. Sou como aquele menino. Também morro de simpatia pelo casal Obama e desejo a ambos sucesso em sua difícil empreitada, mas o vestido de Michelle foi uma das coisas mais feias que vi na vida, não importa se feito pela mais cotada estilista cubana-americana do momento, custando os tubos, ou se comprado diretamente na notória grife DASPU...rsss

E que me perdoem as leitoras e leitores esse post-chiste, mas é que rir ainda é o melhor remédio. Continuo rindo.

3 comentários:

Claro que Obama e sua seposa de momento pela a primeira vez se encontra na casa branca,todos os negrods e todo o povo que carrega consigos varias mensagens cheio de ira do passado,sofrimentos que noks deixa tao magoados,por nossos paus que foram escravos dos antigoks senhores e que agora aqueles que rem considerados como macacos nao seres humanos está sentado no trono real a mandar aqueles filhos dos antigos diabos,Agora é nova era na medida em que o mundo tornou se uma unicaq csas, mas mesmo assim nao esqueceremos as nossas diferenças e ao mesmo tempo que as tentamos esquecer as dores do passdo aumenta cad vez mais.todo o mundo testemunhou que o sonho do meu pa se realizou mas este nao é o fim mas sim um começom de nova era.juntos seremos um,nao ha indiano,amercano,africano,branco ou negro,mas sik somos um,e nós podemops mudar tudo.

Que o Deus da paz nos acude.

the world can change if we can together be one,Obama cames as a great man fom us.We(blacks)carry a lot of bad histories of past,in what we was the victims,the slaves of bad bosses,we considered as were unhuman bean.But today the slaves son is is white house to comand the great america.
Obama continue we are together.
Micheele the first black girl is w.dc we hope in u.

O nosso mundo,é um mundo muito fragimentado,e africa, como outros dizem um continente negro que ossue um povo cheio de sonho de que um dia,neste mundo, terra em que seus pais seus anteppados viveram,um dia serao livres das guerras que o ocidente anda a semeiar atraves de us intrusos no cenario politico qu em vez de ajudar o seu povo eles em vez disso ficam a traindo o seu povo seu bens.
Ë um futuro que depende de cada pessoa que neste momente se sente home e um verdadeiro portadore de esperança
Quando reparo no zimbabwe a guerra que em nome da Demoracia milhares de inocentes estao chupando e come ndo o pao que o diabo amaçou com o seu rabo,pessoas e criança inocente morre cada minuto cada dia cada ano,e as organizaçoes em vez de tomarem medidas adequadas e optimistas,estao a brigar contra o mandato do homem quen na cabeça delle nao existe conceito da democracia ocidental,mas se um conceito bem inculturado, em que quando alguem soube do poder nao quer sair ou quando morre entra o seu filho,na realidade é uma dinastia africano.com Obama disseö futuro dos africanos depende de proprios africanos"
De novo é a guerrs no sudao,cada povo morre de guerra e fome,crianças mal nutridas e o povo morrendo como uma catastrofe.
Ireneu,eu,digo,O futuro de uma naçao depende dos proprios nacionalista e o bom uso doss recursos nelle existentes,creio que desta vez sairemos victoriosos,quem sabe.
Ireneu,um verdadeiro africano

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites