terça-feira, 24 de junho de 2008

Dia do Orgulho Lésbico aprovado pela Assembléia Legislativa de São Paulo


Os deputados que integram a Comissão dos Direitos Humanos da Assembléia Legislativa paulista aprovaram, em reunião desta quinta-feira, 19/6, o Projeto de Lei 496/2007, do deputado Carlos Giannazi (PSOL), que institui o Dia do Orgulho Lésbico no Estado, a ser comemorado anualmente em 19 de agosto (clique na imagem ao lado para saber mais). A proposta, que recebeu o voto contrário do deputado André Soares (DEM), prevê que a comemoração passe a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado. Por ter sido acolhida em deliberação conclusiva, a matéria não precisa ir a Plenário e a nova lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Pois, é, o dia do orgulho lésbico, uma homenagem a primeira manifestação organizada e protagonizada por mulheres lésbicas no Brasil contra o preconceito e a discriminação, ocorrida em 19 de agosto de 1993 (foto ao lado do Jornal da Tarde), virou dia oficial de comemoração na cidade e no estado que a viu nascer.

Mais uma vez essa data tão importante, mas tão mal reconhecida, vence uma batalha contra a opressão não só dos inimigos de sempre (fundamentalistas religiosos, conservadores em geral) mas também daqueles e daquelas que - como diria o Renato Russo - estão do nosso lado, mas deveriam estar do lado de lá.

1 comentários:

Essa foi uma conquista muito significativa,especialmente para reverenciar a memória da Rosely Roth que tanto fez em prol de nós tod@s.Fiquei feliz.Se você puder,Miriam,disponibilize alguma foto da Rosely para mim,no meu e-mail.Grata.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites